Pular para o conteúdo principal

A importância da Psicoeducação para familiares e cuidadores de idosos


A Psicoeducação para familiares e cuidadores de idosos tem como objetivo a orientação e discussão em grupo de técnicas de manejo nos cuidados à pessoa idosa. Os grupos são uma fonte rica de troca de informações e também trazem a oportunidade de alívio do estresse devido à sobrecarga de atividades enfrentadas pelo cuidador familiar.

É comum que os filhos tenham muitas dúvidas e sintam dificuldades no dia a dia de convivência com seus pais, e não encontrem orientação disponível. As dúvidas mais comuns giram em torno dos cuidados com uso do toilet, uso de fraldas de dia ou noite, a higiene íntima e banho (técnicas e horários), alimentação (excesso e falta de apetite), locomoção (reumatismos, problemas circulatórios), medicação (sonolência, agressividade) e adaptação da casa para pessoa idosa (especial para o banheiro e nos outros cômodos).
Questões como a personalidade do idoso, alterações de comportamento, depressão e os relacionamentos com os outros familiares são também muito frequentes. Temas como as demências (Alzheimer, Parkinson, etc) e os acidentes vasculares como isquemias cerebrais demandam orientações mais técnicas e elaboradas.
O familiar cuidador é orientado a ser alguém vigilante,  com foco no bem-estar do idoso, desenvolvendo a capacidade de identificar alterações importantes de comportamento e no estado geral de saúde, comunicando as ocorrências observadas à equipe como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais responsáveis pelo tratamento do idoso.
Outro item importante a ser discutido são as atividades de exercício físico (caminhadas, dança, hathayoga por exemplo), e a promoção de atividades de lazer e entretenimento ao ar livre, visando melhor qualidade de vida do cuidador familiar e do idoso. É muito importante que a pessoa idosa caminhe todos os dias, passeie, saindo de casa e visitando lugares que lhe sejam agradáveis,  encontrando amigos.
O cuidador familiar é informado sobre os riscos à sua própria saúde caso haja sobrecarga de atividades que o levem a altos níveis de estresse (síndrome de burnout). É muito importante que o familiar cuidador tenha ao menos 2 dias de descanso na semana. O cuidador familiar é orientado a valorizar o cuidador contratado que exerce um forte apoio na divisão das tarefas, e se constitui um elo de informações para a família e profissionais de saúde, responsáveis pela assistência ao idoso. A divisão de tarefas também pode ser organizada entre os membros da família.
Veja mais artigos como este no canal Artecult Psicologia, perguntas e respostas sobre envelhecimento!

Regina Murray Loureiro

Psicóloga clínica, psicóloga hospitalar e psicogeriatra.
Vitória-Régia Serviços de Psicologia ( https://rjpsicologiareginamurrayloureiro.blogspot.com.br/ )
WhatsApp 21997522980

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serviços Vitória-Régia

Vitória-Régia Serviços de Psicologia Sejam bem-vindos à Vitória-Régia Serviços de Psicologia!!! Prestamos os seguintes serviços: Para alunos de Psicologia e psicólogos Psicoterapia individual e grupos   Atendimento individual a crianças Atendimento a adolescentes, individual e grupos Atendimento a adultos, individual e grupos Atendimento individual a idosos Psicoterapia individual e grupos para estudantes de Psicologia e psicólogos Acompanhamento terapêutico (Psicogeriatria e Psicologia Médica) Atendimento domiciliar, em lares geriátricos, clínicas e hospitais. Para pacientes internados, institucionalizados, acamados ou impossibilitados de sair de casa. Acompanhamento do paciente em parceria com o médico e equipe de cuidados) Para estudantes de Psicologia, psicólogos, profissionais da saúde, familiares e cuidadores de idosos Palestras, cursos e workshops. Atividades para a terceira idade, cuidadores e familiares 1. Terceira idade - Oficinas semanais de

Tricô e crochê MADAME MURRAY

Visitem o blog da minha tia!!! http://juliearte.blogspot.com/2010/10/nova-loja-madame-murray.html

CORONAVÍRUS e PSICOTERAPIA: Atendimentos de Psicologia on line ou presenciais?

Os  atendimentos psicológicos  individuais de crianças, adolescentes, adultos e idosos, ocorrem presencialmente no consultório de psicologia clínica. É muito importante que os atendimentos sejam presenciais para que o psicólogo possa escutar a narrativa de seu paciente e também observar sua linguagem corporal. As informações obtidas pela linguagem corporal auxiliam no entendimento da dinâmica de cada paciente. Durante os atendimentos se estabelece o vínculo terapêutico entre a dupla paciente e psicólogo, este vínculo deve ser marcado pela confiança mútua, e ao longo das sessões ocorre uma jornada subjetiva em direção à reflexão e resolução de problemas. A periodicidade dos atendimentos em psicologia clínica é semanal e a duração de cada atendimento é de aproximadamente 50 minutos. Em momentos como este que estamos vivendo, de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), isolados em casa desde o dia 16 de março de 2020 para evitar a propagação do coronavírus, todos os psicólogos foram